Cadastro Único pode ser atualizado no Descomplica da Subprefeitura de São Mateus
Cidadãos preferem mais o Descomplica que o CRAS
O Descomplica hoje é a preferência da população pela agilidade na emissão de documentos. O órgão reúne mais de 350 serviços municipais, e ainda facilita que munícipes tenham acesso a obter documentos em órgãos estaduais ou federais com mais facilidade.
Os cinco serviços mais buscados atualmente são cadastro e atualização de dados para receber benefícios sociais, pedido de Bilhete Único Idoso, consulta de emprego e entrada no pedido do seguro-desemprego.
Em todas as unidades têm ainda o “Totem Poupatempo”, para serviços do Estado, como pedir a segunda via do RG (Registro Geral) e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Castrado Único
Cleonice prefere o Descomplica, teve dificuldade para conseguir vaga para atualizar o CADúnico no CRAS . Por conta das dificuldades de conseguir ser atendida no CRAS, ela buscou como alternativa a unidade de São Mateus que fica mais próximo de sua casa, já que precisa levar a bebê no colo.
“Eu gosto, tenho bastante benefício ainda mais que tenho criança, então! Quem tem cadúnico recebe cesta básica de final de ano , tem direito ao material da escola.”
O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra, em um só lugar, cerca de 350 serviços municipais, como a validação da senha web, cadastro para recebimento de benefícios sociais, o requerimento do Seguro Desemprego, dentre muitos outros, além de contar também com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade.
A Prefeitura de São Paulo informa que facilita e agiliza o atendimento do munícipe pelo portal 156 para conseguir o agendamento no Descomplica SP Digital.
O Descomplica Digital é um espaço de cidadania digital dentro das unidades do Descomplica, para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos.
Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço digital: https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Mateus, na Zona Leste. É o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal.
A nova política de atendimento foi instituída a partir do decreto 58.426/18, assinado pelo prefeito Bruno Covas, e tem foco na promoção e no acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado, ágil e eficiente.
A subprefeitura informa que com um novo padrão de atendimento ao cidadão, mais ágil, integrado e descentralizado, o Descomplica de São Mateus opera na subprefeitura de São Mateus.
Ao todo, são onze postos de atendimento espalhados pela cidade, do programa Descomplica SP, que já realizaram milhares de atendimentos na região, com um índice de satisfação de 99% dos cidadãos.
O programa, também, aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento ou mesmo quanto à necessidade de capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.
Para mais informações acesse o site do portal 156 e busque informações no descomplica.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Imagens: Márcia Brasil
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