Canteiro do monotrilho da Av. Sapopemba é elogiado pela população
Atenção da limpeza e manutenção se concentra nos trechos próximos ao metrô
A ciclovia e o canteiro central do monotrilho na av. Sapopemba recebem varrição, limpeza e manutenção diária, as equipes da subprefeitura mantém a programação de serviços.
Ana aprova a limpeza e manutenção do canteiro, mas acha que as pessoas não colaboram.
“Ah, tá limpo! Têm dias que não, têm dias que sim, mas geralmente fica limpo.”
A subprefeitura informa que mantém os serviços agendados em programação semanal. As equipes trabalham nos serviços de limpeza, manutenção e reforma nas ruas do bairro. A administração destaca outros equipamentos e utensílios de apoio para manter a cidade limpa, como Pontos de Entrega Voluntária, os PEV’s, ecopontos, coleta seletiva e o catabagulho.
Os PEVs são grandes caixas verdes em forma de contêiner fechado com capacidade de até 2.500 (dois mil e quinhentos) litros cada, dispostos em locais com grande fluxo e de fácil acesso ao público.
Nesses equipamentos os cidadãos podem depositar apenas materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, para posterior reciclagem. Todos os PEV’s são adesivados com informações do que pode e o que não pode ser depositado.
Já as papeleiras, também conhecidas como lixeiras de rua, são estrategicamente distribuídas nos locais públicos com maior fluxo de pessoas, como as proximidades das estações de metrô, terminais de ônibus, escolas, hospitais, centros comerciais e praças, destinam-se à coleta de resíduos de pequeno porte, fomentando o descarte adequado de resíduos pelas pessoas que se encontram nos logradouros públicos.
A coleta domiciliar seletiva está presente nos 96 distritos do município de São Paulo, cobrindo cerca de 76% das vias. O serviço de coleta domiciliar conta com aproximadamente 6 mil funcionários e 842 veículos.
As duas concessionárias responsáveis pela coleta da cidade são: Loga, encarregada pela prestação dos serviços divisíveis no agrupamento Noroeste (Centro, Norte e Oeste) e Ecourbis, responsável pelo agrupamento Sudeste (Sul e Leste); ambas possuem concessão de 20 anos.
Na prática, as empresas recolhem os resíduos recicláveis nas residências e destinam prioritariamente para as 25 cooperativas de reciclagem habilitadas no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura, que ficam com 100% do lucro das vendas dos materiais, gerando renda para cerca de 940 famílias de cooperados.
A prefeitura tem, por sua vez, como função dar apoio gerencial e administrativo às decisões do Prefeito sobre o desempenho das Subprefeituras e suas solicitações; realizar o acompanhamento gerencial das metas e atividades das subprefeituras; criar indicadores para dimensionar os recursos humanos e materiais para as subprefeituras, a partir de padrões de qualidade e da realidade de cada região Os serviços de manutenção podem ser solicitados pelos munícipes pelo portal 156, ou pessoalmente, na Praça de Atendimento da Subprefeitura, localizada na Avenida Sapopemba, 9064 – Jardim Grimaldi, de segunda a sextas-feira, no horário das 8h às 17h.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: SMsub
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais
A Central de Notícias da Rádio Everest é uma iniciativa do Projeto “CENTENÁRIO DE ISAURINHA GARCIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.