Biblioteca Gilberto Freyre oferece ampla programação cultural
No Dia Nacional da Biblioteca o espaço realiza especial com intervenção artística
A Biblioteca Gilberto Freyre apresenta ao público um programa especial. O evento com o nome de “Bibliotecas Fantásticas – Biblioteca da Terceira Margem”, traz uma esquete no dia 14 de abril, em homenagem ao Dia Nacional da Biblioteca.
Na sinopse, o evento leva o público à Terceira Margem, para descobrir um mundo de possibilidades onde as diferenças se encontram. Lá poderá encontrar dragões, crianças brincando de skate, avós mergulhando numa piscina de livros, uma diversidade de pessoas e muito mais. A diversão começa e o mundo se transforma. Será apresentado para os participantes o que é uma biblioteca moderna e suas singularidades.
A parte lúdica, integra a oferta de livros para leitura, empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, ela é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.
Gabriel diz que vai participar do evento. Estudante do ensino médio, ele busca as referências de autores e literatura, além de participar das atividades culturais na biblioteca: “Eu gosto de ler livros, escrever e sempre vou a essa biblioteca, pois é um espaço de concentração e inspiração. Me ajuda muito”.
A programação cultural desta biblioteca traz várias linguagens culturais, tais como saraus, literatura, mediação de leitura, teatro, contação de histórias, circo, intervenção artística, brincante, cursos, encontros, oficinas, música, cinema, infantil e projetos especiais.
A Biblioteca Gilberto Freyre teve sua construção iniciada em setembro de 1986 e foi inaugurada, durante a Administração Jânio Quadros, em 27 de agosto de 1988. Sua criação foi muito importante para o bairro, que não tinha acesso a eventos e equipamentos culturais.
A instalação da biblioteca trouxe melhorias para o entorno, não apenas no aspecto cultural, mas socioeconômico também.
Embora tenha sido construída com o objetivo de atender, além de adultos em geral, alunos do Ensino Médio e Superior, foi adaptada para atender crianças do Ensino Fundamental, devido à existência de diversas escolas na região. Em 2008, a biblioteca passou por uma reforma, com a recuperação do imóvel e do jardim, além da ampliação do acervo.A denominação da biblioteca é uma justa homenagem a um dos mais importantes sociólogos brasileiros, Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala.
A programação cultural da biblioteca tem um repertório que atende a todas as idades, dentre as várias linguagens culturais, tais como saraus, literatura, mediação de leitura, teatro, contação de histórias, circo, intervenção artística, brincante, cursos, encontros, oficinas, música, cinema, infantil e projetos especiais.
Serviço:
INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
BIBLIOTECAS FANTÁSTICAS – Biblioteca da Terceira Margem, com o artista Arô Ribeiro, em referência ao Dia Nacional da Biblioteca, 14 de abril, às 14h – Biblioteca Gilberto Freyre Classificação indicativa: Criança (7 a 14 anos). Duração: 60 min. (cada intervenção dura cerca de 3 minutos)
O evento será em homenagem ao dia Nacional da biblioteca 14 de abril.
Funcionamento
Biblioteca Gilberto Freyre
Endereço: Rua José Joaquim, 290 Sapopemba – São Paulo, SP Horário: 2a a 6a feira, das 9h às 18h, sábado das 10h às 14h.
Coordenadora: Raquel Vianna de Andrade
Contato: email – bcsp.gfreyre@prefeitura.sp.gov.br ou tel.: 11 2143-1811
A biblioteca dispõe de sinal do Wi-Fi livre
Reportagem: Marcia Brasil
Fonte: Biblioteca Gilberto Freyre Imagens: Márcia Brasil/ Redes Sociais
A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Nelson Gonçalves: O Rei do Rádio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.