PROGRAMA TEM SAÍDA: AUTONOMIA FINANCEIRA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, lançou em 2018 o Programa Tem Saída, uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A partir do apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as mulheres atendidas pelo programa, o Tem Saída busca promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho, contribuindo para a independência financeira da mulher e o fim do ciclo de violência.

Segundo o Ministério Público, uma em cada quatro mulheres que são vítimas de violência doméstica não conseguem se separar do marido por causa da dependência financeira. Por não possuir uma fonte de renda fixa, não conseguem se livrar das agressões, sequer sair de casa. O Programa Tem Saída busca reverter esse cenário e oferecer oportunidades para essas mulheres.

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou Delegacia. Após passar pelos órgãos mencionados, a mulher é encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

As candidatas passam por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da secretaria e das áreas de recursos humanos das empresas parceiras. As equipes da Prefeitura e de recursos humanos das empresas recebem treinamento específico para atender as mulheres vítimas de violência.

Com mais de três anos de atuação, cerca de 400 mulheres que estão no programa desde a sua criação já estão empregadas, sendo 160 pelas empresas parceiras do Tem Saída e 240 em outras empresas. Além disso, o programa já ofertou mais de 500 vagas, sendo que entre as empregadoras que disponibilizaram mais postos de trabalho estão a Atento, GRSA, Orion Integração, Sodexo e Magazine Luiza.

Cerca de 20 participantes do programa também são beneficiárias do Programa Operação Trabalho – Combate ao Desperdício de Alimentos da Prefeitura de São Paulo. Elas atuam na orientação de feirantes e clientes sobre o tema, assim como a entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo. As trabalhadoras contam com bolsa auxílio de R$1.155,00 para seis horas de atividades diárias, 30 horas semanais.

E a fim de facilitar o aceso da mulher ao serviço, o Tem Saída conta com cinco Cates, em todas as regiões da capital, com o serviço de vagas de emprego para mulheres encaminhadas pelo sistema judiciário. As unidades contam com equipe treinada para o acolhimento nos postos de Itaquera, Cidade Ademar, Brasilândia, Butantã e Central.

A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Informativo: PROGRAMA TEM SAÍDA: AUTONOMIA FINANCEIRA DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR