MÃES EM LUTO: NA ZONA LESTE, MULHERES SE UNEM EM BUSCA DE JUSTIÇA PELOS FILHOS ASSASSINADOS

Hoje, o projeto Mães em Luto da Zona Leste conta com mais de 15 mulheres que lutam diariamente por respostas de assassinatos envolvendo violência policial

Foto: Reprodução

Formado por mulheres que perderam os filhos em decorrência da violência policial, o grupo Mães em Luto da Zona Leste foi fundado em 2016 por Solange de Oliveira, um ano após a morte de seu filho Victor, que na época tinha 20 anos, por um policial civil do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).

Hoje, o coletivo é composto por 15 mães, de diversas partes do Brasil, que passaram pelo mesmo que Solange. Essas mulheres atuam conjuntamente no julgamento dos casos que envolvem seus filhos como vítimas.

A maior parte das mães do grupo são moradoras de periferia e que tinham pouco acesso a instruções sobre como agir nos casos de violência policial e morte de seus filhos. Algumas alegaram até que chegam a ser tratadas com descaso por parte do poder público.

Para a mãe de alguma vítima de situação que envolva a polícia, o coletivo está de portas abertas e oferece assistência psicológica e jurídica. Para participar, basta entrar em contato com alguma das mães via rede social, ou pelo grupo Mães em Luto da Zona Leste no Facebook.

A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.