MÃES EM LUTO: NA ZONA LESTE, MULHERES SE UNEM EM BUSCA DE JUSTIÇA PELOS FILHOS ASSASSINADOS
Hoje, o projeto Mães em Luto da Zona Leste conta com mais de 15 mulheres que lutam diariamente por respostas de assassinatos envolvendo violência policial
Formado por mulheres que perderam os filhos em decorrência da violência policial, o grupo Mães em Luto da Zona Leste foi fundado em 2016 por Solange de Oliveira, um ano após a morte de seu filho Victor, que na época tinha 20 anos, por um policial civil do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).
Hoje, o coletivo é composto por 15 mães, de diversas partes do Brasil, que passaram pelo mesmo que Solange. Essas mulheres atuam conjuntamente no julgamento dos casos que envolvem seus filhos como vítimas.
A maior parte das mães do grupo são moradoras de periferia e que tinham pouco acesso a instruções sobre como agir nos casos de violência policial e morte de seus filhos. Algumas alegaram até que chegam a ser tratadas com descaso por parte do poder público.
Para a mãe de alguma vítima de situação que envolva a polícia, o coletivo está de portas abertas e oferece assistência psicológica e jurídica. Para participar, basta entrar em contato com alguma das mães via rede social, ou pelo grupo Mães em Luto da Zona Leste no Facebook.
A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.