A importância da representatividade feminina na rádio comunitária
Assim como os meios de comunicação de massa a rádio comunitária deve ter uma grade que abranja e inclua todos os ouvintes. Por essa razão é muito importante ter uma programação variadas e inclusiva. É comum encontramos rádios comunitárias que dão espaços para líderes religiosos terem um tempo na programação para justamente colocar em pratica essa pluralidade.
Nós tempos atuais ouvimos muito falar sobre como a representatividade é importante para a nossa sociedade, hoje em dia é muito difícil você assistir um filme ou uma serie que 100% composto por atores branco, há uma preocupação da parte dos produtores em colocar atores que represente a diversidade racial que temos no mundo.
Na comunicação não é diferente, os veículos procuram cada vez mais trazer assuntos que agradam todas as pessoas. Tivemos a oportunidade de conversar com Inara Mel, ela foi locutora de rádio comunitária durante muitos anos, e teve diversos programas e entre eles um direcionado ao público feminino. Perguntamos a Inara qual a importância da representatividade feminina para as mulheres do bairro que escutam a rádio, ela nos respondeu dizendo: “Eu sempre tive essa preocupação de deixar a mulher sempre em evidencia, mostrar que os veículos de comunicação é a forma da gente chegar até o nosso público alvo para gente levar a nossa voz ter sim o poder da voz”.
Ainda hoje o ambiente radiofônico assim como em outros ramos é majoritariamente masculino, percebemos uma presença muito pontual das mulheres em data comemorativos, porém como já foi dito é muito importante ter conteúdos voltados para esse público que também é ouvinte de rádio, Inara acredita que a mulher traz uma feminilidade necessária para o ambiente em que ela está e que isso deve ser valorizado nos locais de trabalho, pois a mulher tem muitos talentos e consegue desempenhar toda e qualquer função com excelência.
A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.