No Metrô Tatuapé, governo de São Paulo atua com Centro de Informação à pessoa com Deficiência
Depois do início da pandemia, parte dos serviços também passaram a ser disponibilizados de forma online
Instaurado em fevereiro de 2020 no Metrô Tatuapé, bairro localizado entre as zonas leste e nordeste de São Paulo, o Centro de Informação à pessoa com Deficiência é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo que visa ajudar pessoas portadoras de necessidades especiais. Desde o início do programa, mais de 3 mil deficientes foram ajudados.
Para auxiliar o máximo de pessoas possíveis, o estande possui atendimento em Libras e oferece serviços como pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas, além de ajudar pessoas com deficiência que buscam oportunidades no mercado de trabalho. No posto, funcionários recebem os currículos que são encaminhados para empresas com vagas destinadas a esse público.
Segundo a pasta responsável pela iniciativa, dos passageiros que procuraram os serviços prestados, 37% eram deficientes auditivos, 30% deficientes físicos, 22% deficientes intelectuais e 11% com deficiência visual.
A supervisora técnica do Centro de Informação, Kelly Gil, explicou um pouco mais sobre a unidade.
“Foi criado com o objetivo de facilitar a vida da pessoa com deficiência sobre as informações pertinentes aos seus direitos. Aqui também realizamos pequenas manutenções de bengalas e cadeiras de roda e também auxiliamos à pessoa com deficiência que esteja à procura de um emprego”, afirma a supervisora.
José Carlos Félix dos Santos, que é massoterapeuta e deficiente visual, comenta que a iniciativa é muito importante para quem precisa.”Essa iniciativa partindo do próprio governo é muito boa pra quem tem dificuldade, principalmente em um momento de pandemia”, explica.
O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no mezanino da Estação Tatuapé, na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. A iniciativa é uma parceria do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI).
REPORTAGEM POR ANDREZA SILVA
A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.