Conselho de Ética da Assembleia de São Paulo aprova cassação de deputado Arthur do Val
O deputado Arthur do Val, conhecido também como Arthur, Mamãe Falei teve o processo de cassação do seu mandato aprovado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo. A justificativa do processo é por quebra do decoro parlamentar do deputado ao fazer comentários machistas e misóginos sobre mulheres refugiadas ucranianas.
A decisão ocorreu no dia 12 de abril e teve parecer favorável de todos os deputados que integram o Conselho de Ética. Após o voto favorável ao relatório, que indicou a aplicação de medida disciplinar de perda do mandato, o projeto seguirá para votação dos demais parlamentares no plenário da Assembleia.
Os comentários do deputado Arthur do Val ocorreram por mensagens de whats app durante viagem realizada por ele à Ucrânia, alegando apoio humanitário. Em mensagem por áudio, do qual confirmou a autoria, o parlamentar afirmou que as ucranianas são fáceis por serem pobres.
O áudio causou indignação de vários segmentos da sociedade, de organizações de mulheres e de representantes de movimentos sociais e políticos.
Ao todo, o processo reuniu 21 pedidos de representação contra Mamãe Falei, a discussão teve início no dia 18/3.
“A fala do Arthur do Val, por mais que muita gente tente relativizar, dizendo que ele teve um ato falho, mas que não é passível de cassação, é como se nós estivéssemos relativizando algo muito maior. Eu não estou falando apenas da fala do Arthur do Val, estou falando de uma história e estrutura de poder, como se as mulheres estejam sujeitadas ao poder do homem. Uma fala banal gera estupro, feminicídio. Ou vocês acham que um homem acorda e fala: vou matar minha mulher hoje. Isso é uma construção histórica, ligada a uma lógica de poder em que as mulheres estão sempre ligadas ao lado mais frágil”, afirma deputada Érica Malunguinho (PSOL) durante o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa.
A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.