Em Sapopemba, moradores cobram investigação após tremores nas ruas

Foto: Reprodução

Desde outubro do último ano, moradores do bairro Sapopemba, em São Paulo, têm relatado tremores nas paredes e chão de suas casas. Segundo a população, os abalos acontecem em momentos diferentes, duram cerca de alguns segundos e são acompanhados de um barulho forte.

Os abalos acontecem, na maior parte das vezes, próximos ao Conjunto Habitacional Mascarenhas de Moraes, localizado ao lado da Estação Sapopemba, Linha 15-Prata. Há vizinhos que relatam com imagens, inclusive, rachaduras nas paredes de casa.

Preocupados, os moradores acionaram a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a Defesa Civil e a Transpetro – subsidiária da Petrobrás – para investigar quais são as causas dos tremores.

Técnicos da Transpetro estiveram no local para analisar a situação e não constataram anormalidades. Os moradores protocolaram, pelo menos, três reclamações na Defesa Civil e na Sabesp.

A prefeitura de São Paulo informou que a Defesa Civil verificou o local e também não encontrou sinais de deslocamento por abalo ou rachaduras. O órgão ainda diz não ter recebido pedidos de vistoria e que estes podem ser feitos pelo número 199.

A Sabesp apontou que não há relação entre os equipamentos da empresa com os relatos dos moradores, assim como a Transpetro, que disponibilizou profissionais para apoio à Defesa Civil na identificação da origem dos tremores.

Reportagem por Andreza Silva

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo