Ministério da Saúde diz que pior momento da dengue já passou na maioria dos estados

O Ministério da Saúde afirmou que o pico da epidemia de dengue passou na maioria dos estados em que a doença registrou mais incidência desde o início do ano até agora. Atualmente, em todo o país, oito unidades da federação registram tendência de queda, entre eles o Distrito Federal, que concentra os casos a cada 100 mil habitantes.

A secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, disse, porém, que, para afirmar que o pico da doença passou em todo o país, é necessário esperar pelo menos mais uma semana. “O que a gente pode dizer é que o pico passou. Agora a gente está em um momento de queda, mas com cautela para que possamos manter todos os cuidados. Nós ainda estamos em uma situação que exige atenção. O pico foi atingido, estamos com estabilização em alguns municípios. Contudo, a gente precisa acompanhar esses dados com atenção e cuidado. Por isso, a população precisa ter muita atenção com os focos da doença porque estamos falando de uma curva epidemiológica. Atingimos o pico, mas a curva ainda tem que descer. E temos algumas semanas para essa queda acontecer”, disse Ethel.

Segundo o Ministério da Saúde, Acre, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Roraima demonstram diminuição da doença. Sete estados apresentam uma tendência de aumento do número de casos. Essa alta atinge os estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Brasil possui hoje 991 mortes por dengue e outros 1.483 óbitos estão sendo investigados. Em todo o país, são 2.624.300 casos prováveis de dengue, sendo 24.218 casos graves ou sinais de alarme. O cenário  é tratado com cautela, especialmente no Nordeste do país, que possui seis estados com tendência de aumento da dengue.

Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo

A Central de Notícias da Rádio Everest é uma iniciativa do Projeto “CENTENÁRIO DE ISAURINHA GARCIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: