Prefeitura retoma obra de requalificação do Parque Linear Zilda Arns

Moradores de Vila Ema, São Matheus e Sapopemba que aguardavam a manutenção do Parque Linear da Integração Zilda Arns, iniciada em junho de 2023 pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, em breve poderão aproveitar a área que passa por obras de requalificação.
A área com 7,5 quilômetros de extensão foi construído pela Sabesp há mais de 14 anos, em 2010, em mais 224 mil m², onde estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, que abastece 1,4 milhão de pessoas e tem 77 quilômetros de extensão.
A origem e o início da construção de um dos maiores parques lineares urbanos do mundo foi uma reivindicação, desde 1984, dos moradores da região carentes de áreas verdes, de esporte e lazer. A obra foi idealizada para aproveitar a área abandonada que sofria com ocupações irregulares, degradação, lixo e esgoto.
Moradores relatam que nos últimos anos, o parque foi perdendo a qualidade do espaço e voltou a ser tomado pelo lixo e degradação do playground e materiais esportivos para os adultos, na área que já foi revitalizada com pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias.
No local, a Sabesp na época entregou a obra com bicicletários, sanitários, quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos de dama e xadrez, playground, campos de futebol, pista para skate, postos para uso da Polícia Militar, praças e arenas para eventos. Além de acessibilidade aos equipamentos de ginástica, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação.
Vanessa, que estava com as suas duas filhas pequenas, espera a manutenção no local que voltou a ficar abandonado. Nem ela ou as crianças aproveitam por conta da degradação. E agora com a retomada da obra, a mãe espera que sua família possa voltar a desfrutar logo os equipamentos infantis e academia de ginástica “Sim. Eu moro aqui próximo, se tiver a gente aproveita, sim!”
Em 2008, a Sabesp iniciou a construção do parque linear de 7,5 km entre Sapopemba e São Mateus, com a implantação de praças, quadras, anfiteatros, viveiros e hortas, além de garantir a preservação da vegetação natural, já que no local passa a adutora Rio Claro, responsável por levar água potável a 1,4 milhões de pessoas.
Segundo a companhia, esse é o maior sistema de abastecimento de água de São Paulo, com 77 quilômetros de extensão que sai de Biritiba-Mirim, dos quais 22 quilômetros cruzam a cidade.
No local existiam lixo, esgoto, na área que é chamada de servidão, por não suportar construções pesadas sob risco de rachar ou romper a tubulação de dois metros de diâmetro por onde passam quatro mil litros de água por segundo.
Nos trechos mais largos foram instalados os equipamentos (quadras esportivas, campos de futebol, pista de skate, praça de eventos. Nas faixas estreitas, ficaram as pistas de caminhada, ciclovias, paisagismo e tabuleiros de mesa. A empresa implantou projetos de educação ambiental para dar à população noções sobre despoluição de bacias e córregos, arborização e conscientização do uso racional da água.
A vegetação é composta por áreas ajardinadas e arborizadas e bosques heterogêneos com destaques da flora como abacateiro, alfeneiro, aroeira, entre tantas dezenas de exemplares do verde, catalogados em 2021.
O parque recebeu o nome em homenagem à médica pediatra e sanitarista nascida em 25 de agosto de 1934, Zilda Arns Neumann foi a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, além de fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, ambos organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Zilda escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública.
Em 1980, seu legado se fortalece quando foi convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite.
De acordo com a licitação da requalificação da obra pela Secretaria do Meio Ambiente, o Parque Linear Zilda Arns, registrado no endereço da rua Manoel Quirino de Matos, número 1895, Vila Ema, tem previsão de entrega de sua reforma para o mês de Abril de 2024.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Sabesp/ Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SMVMA)
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais

A Central de Notícias da Rádio Everest é uma iniciativa do Projeto “CENTENÁRIO DE ISAURINHA GARCIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO:

VÍDEO:

INFORMATIVO: