Prefeitura oferece avaliação física e nutricional gratuita com moderno equipamento em parques e praças da cidade no Programa Sampa em Movimento.

O Parque Ecológico Lydia Natalizio vai receber em breve pelas Secretarias do Esporte, Verde e Saúde, avaliação gratuita física e nutricional. O Programa Sampa em Movimento acontece em dois caminhões que contam com o InBody 370s, dispositivo que faz essas análises.

Nas atividades, profissionais realizam avaliações físicas e nutricionais gratuitas com o moderno equipamento, que começou dia 12 e acontece em parques e praças da capital. Professores de educação física vinculados ao projeto ministrarão aulas de ginástica e dança.

Os caminhões têm dois consultórios equipados com maca, lavabo, geladeira e ar-condicionado. O dispositivo é utilizado em academias de todo o Brasil e vai realizar a Análise de Impedância Bioelétrica (BIA) nos munícipes.
A ferramenta, que mede a composição do corpo, divide seu peso em diferentes componentes, como massa corporal magra e massa gorda, e será instalada em duas unidades móveis que se revezarão na visita aos parques e praças ao longo do ano.
As atividades são realizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria Municipal de Saúde e a Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS).

O SAMPA Saúde em Movimento atenderá pessoas acima de 18 anos para incentivar que saiam do sedentarismo e melhorem o condicionamento físico. Cada local contará com dois profissionais de educação física capacitados e uniformizados para o atendimento, de terça a domingo.
Os profissionais farão ainda o acompanhamento e as atualizações das prescrições de exercícios. Para completar, também será realizada uma consulta nutricional por videoconferência.
Além da orientação física e nutricional, a Prefeitura vai oferecer de graça à população, em todas as regiões da cidade, avaliações de impedância, para medir a composição do corpo, igual às academias renomadas da cidade.

As ações do programa serão divulgadas pelas Unidades Básicas de Saúde, em ação conjunta com a rede de atenção básica de saúde do município, que fará busca ativa para que mais pessoas participem do programa. O objetivo é ir além do público que já frequenta parques e praças.

Michel trabalha há uma quadra do parque, sempre aproveita uma folga para descansar e se refrescar nestes dias de calor. Ele curtiu a ideia da atividade esportiva para sair do sedentarismo. “Eu acho o parque limpo. No horário do almoço, gosto de fazer um passeio no parque, porque lá tem uma hiperventilação, e lá é muito fresco também.”

O Parque Lydia com uma área de mais de 60 mil M2 , tem playground, pista de cooper e caminhada, sanitários, viveiro, equipamentos de alongamento e ginástica de baixo impacto e há um jardim japonês com lago dotado de cascata com carpas.
O parque foi implantado em uma região altamente adensada e carente de áreas verdes para garantir área permeável e cooperar com a drenagem urbana. O aproveitamento e a recuperação do potencial paisagístico tiveram igualmente grande significado para a população.

Inaugurado em 1996, como Parque Ecológico de Vila Prudente, somente em 2004, por meio de decreto municipal, recebeu seu nome atual, em homenagem a uma professora, que por muitos anos atuou em uma escola da região, formando várias gerações de estudantes.

Lydia Natalizio Diogo, patrona do parque, nasceu em 1922 na região da Mooca, onde foi criada. Fez seus estudos na Escola Normal Padre Anchieta e lá mesmo iniciou sua carreira. Atuou no Colégio Estadual Prof. Américo de Moura (CEPAM), em Vila Prudente, desenvolvendo um importante trabalho no âmbito educacional.

Serviço

Parque Lydia Natalizio
Rua João Pedro Lecór, s/n – Vila Alpina
Aberto diariamente das 6h às 22h

Reportagem Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal de esportes (SEME) / Secretaria do Verde e Meio Ambiente
(SVMA)
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais

A Central de Notícias da Rádio Everest é uma iniciativa do Projeto “CENTENÁRIO DE ISAURINHA GARCIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: