O Tarô se tornou a prática mística favorita dos brasileiros?

Prática busca oferecer suporte em decisões e confiança pessoal; especialistas explicam como o baralho de 78 cartas funciona como ferramenta de reflexão e não apenas adivinhação.

por Laina Moraes

Ao longo do último ano, o tarô se consolidou como a prática espiritual mais buscada no Brasil, segundo levantamento exclusivo da Sala Digital, parceria da Band com o Google. A procura por “tarot online” cresceu significativamente: cada vez mais brasileiros recorrem à internet para desvendar o futuro e/ou em busca de suporte no autoconhecimento e decisões rotineiras. Entre as práticas divinatórias e espirituais mais pesquisadas, o tarô ocupa o primeiro lugar, seguido por astrologia.

Conversamos com a taróloga Vitória Roma que nos explicou um pouco sobre como as sessões funcionam e a importância que ela vê em sua vida e na vida das mulheres que ela atende: Primeiro, eu acho que é muita responsabilidade e é importante falar, porque as pessoas têm uma noção distorcida de que as cartas de que o tarot são uma verdade absoluta e que elas têm que decidir a vida delas a partir daquilo. E na verdade não, é um direcionamento.”

A profissional acrescenta que na maioria dos casos das mulheres que atende, o tarot funciona como algo para ajudar no autoconhecimento e confiança em suas escolhas, porém há um momento em que ele não é indicado: “Quando eu vejo que a pessoa já tá me procurando mais de uma vez para fazer as mesmas perguntas para trazer a os mesmos problemas, eu entendo que ela tá buscando uma fuga. Ela já recebeu as respostas e aí o fato de ela estar procurando as mesmas respostas de novo, porque não aceitou a primeira, é só é só uma fuga da realidade e aí eu de forma respeitosa encerro o atendimento.”

Entrevistamos Stefany Menezes que realiza consultas no tarot há um tempo, ela nos contou a diferença que trouxe em sua vida: Me ajudou muito porque eu sou uma pessoa muito descrente. Eu estava há tanto tempo procurando uma religião, procurando um lugar para a gente se encaixar, nesse mundo. […] E aí quando entra essa coisa do tarot, das outras religiões, eu percebi que tinha outro lado ali, uma outra perspectiva, você pode olhar para um outro lado, você pode se aprofundar num assunto um pouco melhor.”

Como Funciona?

O tarô é um jogo de cartas utilizado há séculos para orientação e reflexões sobre a vida. Ele é composto por 78 cartas, divididas entre 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Durante uma leitura, as cartas são embaralhadas e dispostas em um método específico, como a famosa “Cruz Celta” ou tiragens simples de três cartas. Cada carta tem um significado simbólico, e a interpretação depende da posição, das combinações e da intuição do tarólogo.

Existem diversos cursos, livros e conteúdo online sobre o assunto. O primeiro passo para quem deseja estudar é conhecer o significado das cartas e praticar leituras básicas. Com o tempo, a experiência e a intuição ajudam a aprimorar as interpretações.

A Central de Notícias da Rádio Everest é uma iniciativa do Projeto “ETARISMO, IDADISMO, AGEÍSMO: Novos nomes para antigos preconceitos!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Assista a reportagem: O Tarô se tornou a prática mística favorita dos brasileiros?