São Paulo segue sendo um lugar atrativo para microempreendedores

A capital paulista é o principal centro comercial do Brasil e Estado bate recorde de empresas abertas em 2024.

por João Victor Montoza

São Paulo é um dos maiores polos de empreendedorismo do Brasil e oferece inúmeras oportunidades para microempreendedores. Com sua economia diversificada, infraestrutura avançada e acesso a um mercado consumidor gigante, a cidade proporciona um ambiente ideal para pequenos negócios. Além disso, iniciativas de capacitação, linhas de crédito específicas e eventos voltados ao empreendedorismo garantem suporte para quem deseja crescer.
Ser microempreendedor em São Paulo oportuniza ter à disposição a força de uma cidade que se destaca no setor comercial, e que recebe inúmeras empresas, eventos e ações de gigantes da indústria de diversos setores do mercado.
Este ambiente favorável, faz com que diversas empresas migrem para a capital, ou até mesmo, com que os próprios paulistanos, se arrisquem em abrir o próprio negócio. Claudio Souza, serralheiro e microempreendedor há 5 anos, contou porque escolheu sair do sistema de trabalho CLT, para abrir a própria empresa.
“Eu trabalhava CLT, mas o sistema foi ficando difícil, então eu decidi abrir a minha própria empresa. Como microempreendedor, tenho mais responsabilidade, eu trabalho mais, mas tenho flexibilidade para sair, e um horário melhor […] Financeiramente melhorou 100%, a diferença é muito grande.”
De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo, que é o órgão responsável pelos registros mercantis ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Estado registrou, até outubro de 2024, quase 310 mil aberturas de novas empresas, um número superior a todo o período de 2023, que registrou pouco mais de 307 mil novos negócios.
O número de novos negócios tem se elevado, não apenas nas regiões periféricas da cidade, mas também no Centro Histórico, que depois de muitos anos, teve um saldo positivo na relação de abertura e fechamento de empresas em 2024.

A Central de Notícias da Rádio Everest é uma iniciativa do Projeto “Agenda 2030 da ONU: a construção de um mundo melhor”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: