Projeto Social ajuda crianças através do jiu-jitsu
O espaço oferece aulas de luta gratuitas para a comunidade.
Utilizando o espaço da ONG Complexo do Bem, no Jardim Elba, o projeto de jiu-jitsu conta com alguns colaboradores que ajudam a ensinar e administrar as aulas gratuitamente para as crianças da comunidade.
O projeto já atinge 40 crianças da região, com aulas que são oferecidas por 3 professores, promovendo por meio do jiu-jitsu, o desenvolvimento físico e emocional das crianças, ensinando disciplina, autocontrole e respeito. O professor Thiago Duarte, de 37 anos, explica como tudo começou.
“A gente se ofereceu pro pessoal da instituição aqui, para estar realizando este projeto, então a gente fez uma vaquinha, compramos alguns tatames, então a instituição conseguiu uma verba, e conseguimos ampliar um pouco o tatame, e estamos a quase um ano com esse projeto. Falta muito ainda, as crianças ainda precisam de Kimono, dá pra ampliar um pouco o tatame para atender mais crianças, mas estamos caminhando aos poucos”.
A prática também fortalece o caráter ao ensinar resiliência, empatia e valores éticos, formando indivíduos mais confiantes e equilibrados. Elaine Bala, empresária de 40 anos, é mãe do Henrique de apenas 7 anos, e contou como o comportamento de seu filho mudou, em apenas 3 meses de aulas.
“Podemos perceber como o jiu-jitsu foi um diferencial na parte comportamental dele, então na questão de disciplina, de respeito com o próximo, a gente percebe essa diferença no dia a dia mesmo. […] No sentido de disposição, interesse, na questão de empatia e ajudar o próximo dentro de casa também.
As aulas acontecem todo o sábado, com duas turmas divididas, uma das 9h às 10h, e outra das 10h às 11h. O projeto trabalha com crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos, e para e inscrever, basta ir um responsável junto a criança até o complexo do bem, durante o período das aulas, ou se cadastrar pelo site www.complexodobem.org.
por João Victor Montoza