ONG comunitária faz parte da rede Cozinha Escola na Zona Leste

A Associação Teotônio Vilela trabalha com a distribuição de refeições na região.

por João Victor Montoza

O projeto municipal Rede Cozinha Escola, contempla a Associação Teotônio Vilela, comandada por Ivone Rodrigues, com um investimento em cidadania em uma região carente, e que necessita de ajuda.
O projeto, requer que a ONG, ou Associação comunitária, apresente um trabalho contínuo por alguns anos, para que possa então contemplar a organização com um investimento público, e a Associação Teotônio Vilela, foi uma das contempladas, apesar de recém fundada, muito, pelo trabalho em assistência social e luta pelos direitos da comunidade, realizada pela sua coordenadora. Aos 55 anos, Ivone explica como o trabalho funciona.
“Pra eu chegar aqui tive muita luta, tive que, muitas vezes, deixar de comprar alguma coisa legal pra mim, pra colocar dinheiro aqui […] Os reparos que precisamos fazer eu pago do meu bolso, praticamente a maioria das vezes sou eu que pago, por que temos que manter as coisas, pra tudo funcionar bem”.
O projeto atinge ao todo aproximadamente 600 pessoas com a Rede Cozinha Escola, mas o espaço ainda realiza doações de cestas básicas, e de leite em pó, todos, dentro de programas municipais, que buscam garantir a uma boa alimentação e dignidade para a população. Daniel Gomes, de 52 anos, almoça na Associação todos os dias, e conta como o projeto ajuda as pessoas “Serve todo mundo, mata a fome de todo mundo, eles dão o almoço, e dão a marmita pra levar pra casa”.
O cardápio busca ser sempre muito variado e nutritivo, realizado e distribuído pelos funcionários. O treinamento das cozinheiras é feito pela própria coordenadora, que busca utilizar também seu espaço como instrumento de geração de renda e emprego.
A Associação fica localizada na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, número 100, e pode ser encontrada via Instagram, por meio do @cantoassoteotonio.

VÍDEO:

INFORMATIVO: