A Biblioteca Ricardo Ramos apresenta ao público programação para todas as idades.
Inaugurada no dia 7 de setembro de 1956, a biblioteca conta com 44 mil exemplares de livros de literatura e informação, revistas, atlas e multimídia.
Na programação do mês de fevereiro, na área da literatura, o destaque é sobre contação de histórias e a importância da “Oralidade: um olhar sobre a cultura oral africana”.
As tradições da cultura oral do continente africano que pretendem mostrar a importância do pensamento e sua expressão verbal, uma vez que a sociedade humana se formou primeiro com a ajuda da linguagem oral.
Apontar que para os povos de tradição africana, a linguagem oral faz parte de sua cultura e que suas narrativas são dotadas de um poder mágico, que nunca se apaga. O trabalho também mostra que, por meio da religião de matriz africana, foi possível resgatar a identidade desse povo, principalmente, com a transmissão oral dos mitos africanos.
A biblioteca Ricardo Ramos apresenta, também, o programa Drops Literários. Nesta semana o destaque é para o romance, “As Três Marias”, de Rachel de Queiroz, publicado originalmente em 1939, conta a história das três amigas Maria Augusta (Guta), Maria da Glória e Maria José, desde sua infância em um colégio de freiras até a vida adulta.
Neste romance de formação, Rachel retrata o processo de ajustamento ao mundo pelos olhos das meninas e convida o leitor a acompanhá-las desde os medos e as incertezas da juventude – quando ainda sonhavam com a liberdade além das paredes do internato e se abismavam com a cidade – até o passar dos anos e chegarem ao amadurecimento e aos dilemas da vida adulta. Sempre juntas, independente das escolhas do caminho.
Maria da Glória dedicou-se à maternidade e à família, Maria José, sempre devota, voltou a morar com a mãe e virou professora, e Maria Augusta, diferente das amigas, determinou-se a construir o próprio caminho: voltou a morar com a família, mas, descontente, retornou para Fortaleza. Trabalhou como datilógrafa e, lá, apaixonou-se. É quando a autora permite-se ir mais fundo na perspectiva social e na observação psicológica.
E em nada estas três Marias perdem para as três estrelas da constelação de Orion, que se destacam alinhadas e reluzentes no céu e serviram de inspiração para apelidar as personagens de Rachel: notórias e brilhantes na lembrança de todos que as conhecem.
Rachel de Queiroz nasceu no dia 17 de novembro de 1910 em Fortaleza, Ceará.
Ainda não havia completado 20 anos quando publicou uma modesta tiragem de O Quinze, seu primeiro romance. Mas tal era a força de seu talento que o livro despertou imediata atenção da crítica de todo o Brasil. Em 1931 mudou-se para o Rio de Janeiro, mas nunca deixou de passar parte de seu tempo em sua fazenda no sertão cearense.
Rachel se dedicou ao jornalismo, atividade que exerceu paralelamente à sua produção editorial. Primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras (1977), Rachel de Queiroz morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em 4 de novembro de 2003.
A programação cultural da biblioteca Ricardo Ramos é publicada mensalmente em conjunto com as demais bibliotecas de bairro, e pode ser acessada na homepage do Sistema Municipal de Bibliotecas dentre as várias linguagens culturais, tais como saraus, literatura, mediação de leitura, teatro, contação de histórias, circo, intervenção artística, brincante, cursos, encontros, oficinas, música, cinema, infantil e projetos especiais.
Junior, que prefere livros religiosos, não tem o hábito de ir à biblioteca, mas percebe a necessidade de quem precisa ter acesso à cultura e educação.
“Já li livros, mas eu não costumo ler muito não. Não tenho o hábito de ler livros diferentes, leio um pouco mais a Bíblia. Levaria, levaria sim filhos, sobrinhos. Eu incentivaria a leitura, com certeza, mesmo que eu não tenha hábito, mais por falta de tempo eu levaria, com certeza, porque é muito saudável”
A biblioteca conta com aproximadamente 44 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc. Todo o acervo de livros pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas.
A maior parte das obras pode ser emprestada ao usuário matriculado na biblioteca.
Para mais informações desta biblioteca e outras unidades da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, acesse o site da Secretaria Municipal da Cultura Serviço: Biblioteca Ricardo Ramos
Praça Padre Damião (Largo Da Vila Prudente), bairro Vila Prudente.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais
A Central de Notícias da Rádio Everest é uma iniciativa do Projeto “CENTENÁRIO DE ISAURINHA GARCIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.