Prefeitura oferece vacinação e castração de animais
Em Sapopemba, os donos de pets podem procurar a subprefeitura e a UVIS
Embora a raiva esteja controlada, os animais não são isentos da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção do controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde).
O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal – RGA. Este comprovante é um documento, atestando a vacinação contra a raiva do seu animal, com validade de um ano e necessário para obtenção do RGA.
A Supervisão de Vigilância Sanitária (SUVIS) informa um cronograma de orientação, atenção e ampliação de ações estratégicas de vacinação e cuidados de acordo com as idades dos pets, para que seus tutores acompanhem os períodos necessários na procura dos serviços, realizados pelas UVIS mensalmente.
A UVIS Sapopemba / São Matheus ainda recomenda que a partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra a raiva, que é anual. Antes da vacinação, cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação, no dia da vacinação ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação.
Além das dicas sobre a prevenção de saúde para tomar a vacina, a UVIS indica que o banho deve ser normal; cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal; cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada; os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Já a castração gratuita no município de São Paulo é administrada pelo Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG , um serviço da Prefeitura Municipal de São Paulo oferecido à população desde 2001.
Leandro seguiu as indicações da amiga que castrou após o agendamento na Subprefeitura de Sapopemba. Ele buscou levar seus pets na mesma clínica onde sentiu mais segurança, após a recuperação dos animais de sua amiga.
“Você agenda e faz! Eu vim aqui porque minha amiga castrou três gatos dela aqui”.
O programa prevê atendimento através de clínicas contratadas ou ainda, por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social. A estimativa anual é de mais de 110 mil castrações, podendo sofrer alterações em virtude da programação de ações especiais.
O serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que possua animais de estimação. O Termo de Encaminhamento pode ser obtido de duas formas: presencialmente ou online.
O atendimento pelas clínicas veterinárias contratadas é realizado mediante cadastro prévio dos interessados, que devem obter o Termo de Encaminhamento e escolher a clínica mais próxima à sua residência, para a realização das cirurgias de esterilização.
Compareça à unidade portando os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal. Depois do Termo emitido, é só aguardar o contato da Clínica para o agendamento e as orientações gerais.
Documentos necessários
– Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;
– Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;
– Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.
Posto de Vacinação
UVIS Vila Prudente/ Sapopemba, rua Ettore Ximenes, de 2ª a 6ª, das 9h às 16h.
Telefone: (11) 2063-4789
Castração e Emissão de RGA
Subprefeitura Sapopemba, avenida Sapopemba, 9.064, de 2a a 6a, das 08h às 17h.
Telefone: (11) 2701-1400/1402
Para mais informações, acesse o portal 156 pelo site ou por telefone.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Subprefeitura Sapopemba / UVIS Sapopemba / São Matheus
Imagens: Márcia Brasil