As diferenças na aprendizagem de um aluno neurotípico e um autista

Existem muitas coisas que diferenciam uma criança neurotípica de uma criança autista mesmo assim elas conseguem conviver normalmente apesar das suas diferenças. Se estiverem juntas no mesmo ambiente elas conseguem brincar, cantar e até mesmo aprender juntas, entretanto esse ensino vai depender da abordagem que será usada, tanto a criança neurotípica quanto a criança autista precisam de um estilo de aprendizagem direcionadas para a sua idade levando sempre em consideração os seus níveis de desenvolvimento.

Em escolas convencionais é muito comum a presença de crianças e jovens autistas, que estudam junto com os demais alunos, o professor que leciona para uma classe que tem esses dois tipos de alunos deve se ater a produzir uma aula que sirva para ambos, isso pode ser um desafio para o profissional da educação, porém é necessário lembrar que o ambiente escolar não pedagógico apenas nas matérias, o convívio também é uma forma de ensino e o convívio com autista pode ser enriquecedor para os demais alunos.

Os professores juntamente com a direção da escola devem trabalhar juntos focando em tornar a escola em que trabalham, cada dia mais inclusiva fazendo com que todos se sintam acolhidos naquele ambiente que não se limita apenas a sala de aula, mas abrange as casas e as famílias dos estudantes.

Dayse é, psicóloga e psicopedagoga especialista em inclusão de crianças autistas em classes regulares, ao conversamos perguntamos a ela se a aprendizagem deve ser personalizada ao aluno autista ou pode ser a mesma dos demais alunos? Ela nos respondeu o seguinte:  “ A aprendizagem de uma criança com autismo se dá de uma forma muito diferente da criança neurotípica, a começar pela inflexibilidade de pensamento, pelas dificuldades com memoria operacional, e flexibilidade cognitiva tudo isso faz com que a criança seja muito diferente na forma de aprender, não significa que ela seja mais ou menos inteligente, mas diferente na forma de aprender o conteúdo”.

A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Informativo: As diferenças na aprendizagem de um aluno neurotípico e um autista