União Brasileira de mulheres em São Paulo
”Ong atua levando conhecimento, doações e alimentos para mulheres periféricas”.
No dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher, geralmente homenageado por diversas pessoas ao redor do mundo. Mas apesar de entendermos a importância de olharmos para a data com carinho, ela também é necessária para refletirmos sobre a luta das mulheres em prol dos seus direitos e as dificuldades que elas encontraram e ainda encontram para alcançar a tão desejada igualdade de gênero. E assim como antigamente, nos dias atuais também existem Ongs e grupos de mulheres que se reúnem para discutir, organizar atos e movimentar o meio social e político. Uma delas,localizada aqui em São Paulo, é a União Brasileira de Mulheres. Com 6 anos de atuação na capital, o grupo é espalhado entre as zonas Sul, Centro e aqui na zona Leste. ”Na Zona Leste nós temos um grupo bem atuante da UBM, temos parcerias públicas e privadas no sentido de realização das ações. Também temos parcerias com algumas UBSs das regiões, para a realização de exame, mas no geral para orientações de como as pessoas podem proceder para com o atendimento. Ao todo temos grupos e diretorias espalhados nas zonas Sul, Leste, Norte, Brasilândia e no centro, todos eles atuam de maneiras bem parecidas, guardando as condições da localidade “. nos disse Cláudia Rodrigues, 51 anos, uma das diretoras da Ong. Com forte atuação nas periferias, o grupo tem como objetivo não somente de prestar auxílio a essas mulheres, mas também de levar a educação e conhecimento.”Quando nós começamos a construir a Ong aqui na cidade de São Paulo, foi decidido que iríamos trabalhar nas periferias, levar o debate do feminismo, apresentar a elas todas as estruturas que existem no poder público para o enfrentamento da violência doméstica, de gênero”. Comentou a diretora. As ações da Entidade foram ainda mais importantes durante a pandemia. ”Nós conseguimos diversas parcerias, fizemos um site chamado ”Isolamento sem fome” onde arrecadamos dinheiro e também participamos do Edital da Benfeitoria. Ao todo,conseguimos 30 mil reais, que foram usados para a entrega de cestas básicas, kits de higiene, além da montagem de cinco cozinhas para a distribuição de alimentos para as famílias nas regiões.
Por fim, Cláudia mencionou que apesar de entender que esses trabalhos deveriam ser feitos pelo Estado, acredita que a UBM tem um papel fundamental na vida de muitas mulheres e suas famílias.
Vale mencionar que a Ong também está nas redes sociais e você pode não somente acompanhar os trabalhos, como também participar efetivamente das ações realizadas.
A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.