Metrô de São Paulo retoma campanha de incentivo a leitura
Estandes com doação de livros estão localizadas nas estações Tatuapé, na zona Leste da cidade, e Marechal Deodoro, na região central
Em celebração ao dia internacional do livro, que foi comemorado em 14 de fevereiro, as estações do Metrô Linha-3 Vermelha de São Paulo, Tatuapé, na zona leste, e Marechal Deodoro, na região central, receberam os estandes do projeto “Achados na Leitura”. No local, os passageiros podem retirar e realizar doação de livros.
O projeto colaborativo com o governo do Estado de São Paulo busca dar uma destinação criativa para os livros que vão parar no setor de achados e perdidos do Metrô que não são procurados no período de 60 dias, além de incentivar a leitura.
Os primeiros órgãos a doar exemplares para o início do projeto foram o Museu de Arte Sacra e a Biblioteca Municipal José de Anchieta. Os passageiros que passarem pelo local também podem colaborar com as doações.
Coordenador de cuidados com o passageiro, Marcos Borges explica a importância do programa. “O programa estava suspenso com a carga de livro […] as pessoas podem retirar e também colocar livros. O objetivo do programa é devolver para os passageiros os livros que foram perdidos dentro do programa”.
Quem quiser retirar um exemplar, não precisa se cadastrar. A ideia é permitir que todos os passageiros tenham acesso à leitura.
Para Agnaldo Alves de Oliveira, revisor de textos, a retomada da iniciativa é fundamental para incentivar a leitura. “Principalmente dentro do metrô, onde as pessoas estão muito ligadas ao celular, dá pra parar e fazer uma leitura”, completa.
As estantes serão recolocadas em outras estações do metrô para que o projeto alcance mais pessoas. O abastecimento com livros perdidos será feito mensalmente.
REPORTAGEM POR ANDREZA SILVA
A Central de Notícias da Rádio EVEREST é uma iniciativa do Projeto Isolamento e saúde mental: a arte como refúgio. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.