Projeto Pomar é um exemplo de revitalização na Vila União
Em novembro de 2019, um grupo de moradores da Vila União juntou-se ao redor de uma ação social que une sustentabilidade e revitaliza a vida no bairro: transformaram a área degradada em agrofloresta.
Segundo Victor Avilés, idealizador do projeto, “a ideia do Pomar Comunitário surgiu um pouco antes da pandemia, mas se fortaleceu ainda mais na pandemia pela necessidade da transformação do espaço urbano, a transformação do espaço degradado em uma floresta”.
Moradoras da região revitalizam o local degradado. Foto: @pomarvilauniao / Divulgação
De acordo com o integrante, atualmente participam 10 pessoas ativamente na construção do Pomar. “As atividades ocorrem semanalmente e são desde plantações de plantação de horta, de árvores, reflorestamento de árvores de espécies nativas, reutilização de materiais para criação de áreas de lazer como bancos e floreiras”, conta o integrante.
Outra integrante e idealizadora do Projeto é a Majo Martins. De acordo com ela, “o Pomar promove ação de reflorestamento em uma área degradada da região da Zona Leste, com técnicas agroflorestais”. A ação também promove uma integração entre a população local, que participa de maneira colaborativa do projeto.
Além de canteiros floridos, também são feitas hortas comunitárias e plantação de árvores frutíferas. No Projeto Pomar, “a horta funciona através da divisão dos chamados ‘lotinhos’, espaço de terra de 2×2, onde os ‘pomares’ podem escolher entre plantio de medicinais ou alimentos”, relata Majo.
Colheita de batata doce. Foto: @pomarvilauniao / Divulgação
pesar de ser uma iniciativa de interesse social e dedicado especialmente para a vida do bairro, o projeto não recebe nenhum tipo de financiamento. No entanto, para o grupo este seria um investimento importante. Por esse motivo, doações de mudas e pessoas que possam colaborar com a limpeza e manutenção do espaço são bem-vindas.
Quem quiser conhecer o espaço pode entrar em contato pelo perfil no Instagram do Pomar Vila União ou então através do telefone (11) 995383111.
Colheita de plantio da horta comunitária. Foto: @pomarvilauniao / Divulgação
Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo